A automação de processos, nada mais é que tornar tarefas manuais e repetitivas, em tarefas automáticas. Neste artigo vamos falar sobre como fazer as automações e seus benefícios para seu negócio.
Quais os Benefícios de automatizar seus processos?
Agilidade:
Quando se automatiza um processo, ele será realizado 24h por dia, 7 dias por semana, dando uma resposta ao seu cliente no mesmo instante.
Redução nas falhas:
Em um sistema automático, o índice de falhas nas operações é próximo de zero, eliminando retrabalho.
Controle:
Processos automatizados podem ser monitorados, gerando dados confiáveis, sempre atualizados, e mais seguros para a tomada de decisão.
Foco no Cliente:
Com o operacional sendo realizado pelas automações, sua equipe terá mais tempo para desenvolver o relacionamento com os seus clientes
Crescimento Escalável:
O crescimento fica aberto à sua demanda, sem barreiras!
Como automatizar a minha empresa?
Para Automatizar o seu negócio, são necessárias 4 etapas:
Mapear e otimizar processos
O ponto de partida é mapear todos os seus processos e investigar onde estão os gargalos no fluxo e onde estão as operações manuais e repetitivas
Integrar sistemas
A integração de todos os sistemas utilizados em sua empresa, é essencial. Todos os dados e informações precisam rodar de forma direta e automática.
Treinar equipes
A Capacitação dos seus Colaboradores é um dos momentos mais importantes desta jornada. Separe um momento para treinar todas as pessoas e tirar suas dúvidas. Mudanças nos processos, impactam diretamente na Cultura da empresa e no dia a dia das operações.
Mensurar resultados
Acompanhar o desenvolvimento e a evolução dos processos é primordial para lapidar onde forem identificadas falhas e até mesmo para corrigir rotas inicialmente projetadas. O resultado é que dita onde devem ocorrer os ajustes e onde devem ser mantido.
Exemplo prático
Vamos a um exemplo real, para entendermos como construir as automações:
1 – Mapear;
Neste início o ideal é reunir os seus líderes e desenhar todos os processos com cada um respondendo por sua parte. Ao final da construção valide com eles todas as etapas.
2 – Otimizar;
Após o mapeamento dos processos, podemos verificar onde estão os gargalos e juntamente com a liderança buscar soluções para resolvê-los
3 – Integrar Sistemas;
Com os processos mapeados e as soluções propostas em mãos, podemos começar a integrar todos os sistemas, levando de ponta a ponta todos os dados trabalhados de maneira automática.
4 – Treinar Equipes;
Os líderes devem ser os primeiros a serem treinados e, mais que treinar eles devem ser estimulados a defender as mudanças junto a suas equipes, tornando-se guardiões dos novos processos que eles ajudaram a construir
5 – Mensurar;
As melhorias nas automações dos processos são contínuas e devem ser feitas de maneira periódica, de acordo com o seu negócio. Mensurar a evolução dos processos é vital para saber onde está sendo positivo e onde pode melhorar.