Gestão de Relacionamento com o Cliente ou CRM (Customer Relationship Management), como é mais conhecido, vai muito além de uma plataforma: é um conjunto de práticas e estratégias com foco na gestão do cliente.
Neste artigo, vamos explorar como o CRM impacta todas as áreas do seu negócio e como podemos trazer o seu melhor, alavancando vendas, melhorando a experiência do cliente, construindo um controle de perdas e muito mais. Bora lá!
Menu
Como dito na introdução, o CRM vai muito além das vendas. Trata-se de uma ferramenta de gestão completa do seu cliente, passando pelo marketing, atendimento, logística, pós-venda e qualquer outro ponto de contato com quem compra o seu produto ou serviço.
Uma plataforma CRM pode armazenar informações pessoais e profissionais dos leads e clientes, tais como nome, telefone, endereço, empresa, cargo, etc., e também pode registar todos os momentos em que aquela pessoa entrou em contato com seu negócio, como visitas ao site, e-mails recebidos, ligações, visitas presenciais, entre outros.
O CRM pode classificar o Lead/Cliente, automatizar tarefas e te ajudar a definir estratégias com base nas informações coletadas. São dados valiosos que, quando bem trabalhados, tornam o seu atendimento melhor, mais rápido e assertivo.
Uma boa plataforma de CRM organiza os contatos de forma acessível e em tempo real, tem espaço para criar novas variáveis na coleta de dados e se adapta ao seu negócio, o que acelera e simplifica o processo de vendas. Além disso, a integração entre sistemas é indispensável para que as informações circulem de maneira fluida entre as áreas.
Benefícios CRM
- Maior agilidade na venda
- Todos os dados em um só lugar
- Desenvolvimento de estratégias mais assertivas
- Crescimento médio de 39% nas Vendas (média dos clientes Shift Digital)
- Melhora na experiência de compra e pós-venda
- Atendimento personalizado
- Redução do custo para aquisição do cliente
Marketing
O CRM é uma grande Ferramenta para o Marketing, conectando-o com o Comercial, Atendimento e o restante da empresa. As informações coletadas pelo CRM são a base para que o marketing possa desenvolver e melhorar as estratégias de captação de Leads e reativação de clientes.
O alinhamento entre todas as áreas é essencial para se ter agilidade nas vendas e nas resoluções de problemas. Por isso, a coleta dos dados dos leads, a criação de funis de venda e automações são a chave. Manter os dados dos Leads e Clientes sempre atualizados é responsabilidade de toda a empresa, mas é o Marketing que tem a missão de atrair os Leads, coletar suas informações e qualificá-los, antes de passar para o Comercial. As automações, por sua vez, eliminam tarefas manuais, criando gatilhos de disparo que podem rankear os leads e clientes e enviar e-mails com informações ou promoções, de forma personalizada e automática.
Vendas
Quando se fala em CRM, logo associamos com vendas e o motivo é muito simples: um CRM bem implantado é o cérebro e o coração do Comercial. Ele concentra de forma organizada todas as informações dos leads e clientes, facilitando o acesso de dados para a equipe de vendas fechar o negócio. É sempre bom lembrar das automações, que retiram parte do trabalho operacional das equipes, dando mais agilidade nas entregas e tempo para focar no relacionamento.
Uma das grandes ferramentas do CRM é o funil de vendas. Ele faz o controle do processo de venda e o monitoramento desde a captação do Lead até a sua conversão ou perda. O segredo para melhorar a eficácia do funil de vendas é mantê-lo sempre atualizado, registrando todas as informações relevantes. Desta forma, os relatórios serão precisos e quem atende o cliente estará com as informações relevantes na mão, para um atendimento rápido e preciso.
Atendimento ao Cliente
Implementar uma plataforma de CRM permite integrar ações de pré-venda, venda e pós-venda, melhorando o atendimento ao cliente como um todo e utilizando um suporte multicanal. Desta forma, é possível oferecer um atendimento ágil e de alta qualidade, com uma abrangência 360º.
CRM para Pequenos Negócios
Se você tem um pequeno negócio, o CRM, é a ferramenta ideal para você!
Mesmo em pequenas empresas a quantidade de dados utilizados no dia a dia é grande. Concentrar tudo em um sistema, de modo organizado, facilita o seu acesso e traz agilidade aos processos e demandas. Com todos os dados reunidos, também é possível, produzir relatórios que mostram a situação real do seu negócio de maneira automática, trazendo mais insights e uma melhor e mais rápida tomada de decisão para você.
Aumente suas Vendas
Pontue e direcione os leads de maneira automática, acompanhe oportunidades, atividades, interações, além de visualizar todos os estágios de negociações no funil de vendas. Os registros podem conter e-mails, gravações das chamadas, negociações, visitas ao seu site, orçamentos e arquivos compartilhados. Você pode, ainda, configurar seu CRM para criar listas de tarefas para você e sua equipe, programar alertas de chamadas, acionar e-mails e outros recursos de maneira automática.
Recupere Leads
Construa listas com base nas perdas e desenhe estratégias para recuperar vendas, com base nos diferenciais do seu negócio, lançamentos e ou promoções.
Melhore a satisfação dos Clientes
Utilize uma plataforma CRM integrada com os seus sistemas. Assim, você reduz o tempo de resolução de casos e problemas, melhora a experiência do cliente e traz mais fidelidade e indicações ao seu negócio.