Quanto realmente custa um site em 2024

As perguntas mais comuns que ouvimos aqui na Shift Digital são:

  • Quanto custa para construir um site?
  • Quanto custa uma loja on-line?
  • Qual o valor mensal de um site?

Depois de mais de 10 anos trabalhando nesta área, você pode apostar que aprendemos com todos os erros habituais e, pensando em ajudar você nesta grande decisão, fizemos este artigo, com todos os detalhes sobre a construção de um site profissional e valores de mercado atualizados. Desta forma, você poderá investir seu dinheiro onde for mais importante neste momento.

Vamos começar com um jogo rápido: qual site você acha que custa mais?

O site A é um site feito sob medida e custou R$ 35.000. O site B foi construído com base em um tema pronto e tem algumas personalizações, saindo por R$ 8.000. O site C é um modelo gratuito do construtor de sites Wix e custa em média R$ 25 por mês.

É muito difícil dizer qual site custa mais apenas olhando para eles, o que também mostra que não há maneira certa ou errada de construir um site, desde que o projeto atenda ao seu objetivo.

Para ser mais assertivo, precisamos responder 2 perguntas:

  1. Qual o Objetivo do seu site?
  2. Qual o seu orçamento para este projeto?

Como podemos ver no exemplo acima, a variação de preço é grande, mas quando respondemos essas duas perguntas, as opções e a tomada de decisão se tornam mais claras. Neste artigo vou mostrar exemplos e, no final, uma tabela de preço completa para te ajudar a tomar a melhor decisão. Então, bora começar!

Menu

Como falado anteriormente, o objetivo do site é um dos grandes pilares deste projeto. Pensando em objetivo, vamos começar pelo tipo de site. Abaixo, listei os mais populares:

  • Blog
  • Corporativo
  • Portfolio
  • Loja Virtual
  • Hotel
  • Club de Assinatura

Após escolher qual o tipo de site, precisamos definir o seu tamanho, no sentido de quantos acessos por mês, desempenho do site, entre outras coisas. Confira dois exemplos:

Um “Site Portfólio” com o objetivo de atrair 20 novos clientes por mês, ou uma Loja Virtual com vendas na faixa de R$ 500 mil por mês.

O tamanho desejado do site é importante para definirmos a composição dos serviços de apoio, como servidor e segurança (vamos falar mais sobre esses temas a frente).

Orçamento

O segundo grande pilar para iniciar este projeto é o seu orçamento, ou seja, quanto você planeja investir na construção e na manutenção. Todos os sites têm um custo de manutenção mensal e esse custo, assim como o site, também é variável.

Voltando ao exemplo da Loja Virtual com um faturamento de R$ 500 mil por mês, você vai precisar investir em segurança, desempenho, marketing, entre outros pontos. Essas escolhas aumentam o custo, mas tornam o projeto possível para chegar ao objetivo de faturar 500 mil no mês, tendo uma loja virtual profissional de alto desempenho.

Domínio e Servidor

Todo site precisa de um nome e um endereço onde ficará hospedado. O preço padrão de um domínio no Brasil é de R$ 40/Ano, e pode ser comprado em diversos locais, como o Registro BR.

Após a compra do nome do seu site, é preciso definir onde hospedá-lo. Existem diversos servidores no Brasil e no mundo. O servidor é a casa do seu site, é onde ele estará “fisicamente”. Cada servidor tem custos diferentes e desempenho diferente. Exemplo: o AWS, da Amazon, tem planos a partir de R$ 350/mês, enquanto o Hostgator tem planos começando em R$ 12/mês. AWS é um serviço de alto desempenho, já o Hostgator pode te atender se você tem um site simples, com poucos acessos.

Tecnologia

Toda a Internet é construída por linguagens de programação e o seu site também será feito desta forma. No meio desse mar de códigos, existem plataformas que podem te ajudar na construção do site, como: WordPress, Magento, Wix, Loja Integrada e muitos outros. Cada plataforma tem seu preço e sua especialidade.

O Magento é focado na construção de Lojas Virtuais de alto desempenho. O Wix é indicado para pessoas que querem fazer um site por conta própria, mas são sites mais simples, de baixo desempenho. Já o WordPress, é uma plataforma de código aberto, onde você pode construir um site do zero ou utilizar temas e plugins, facilitando a sua construção.

Um site em Magento terá um custo muito maior do que um site Wix, mas terá um desempenho muito melhor. O WordPress, por sua vez, abraça um pouco dos dois mundos. 

Setup e Manutenção

Após definir o tipo de site que você deseja, escolher a plataforma, servidor, tema e tudo mais, é hora de montar o site, juntar todas as partes faladas até aqui e inserir o seu conteúdo.

Após a construção do site, é muito importante fazer a sua manutenção, pois todos os sistemas estão recebendo atualizações, melhorias e segurança. Manter seu site atualizado é essencial para que ele continue performando bem e com segurança.

Site para Empreendedores e pequenos Negócios 

O site para Empreendedores costuma ter o objetivo de atrair novos Clientes, tendo espaço para falar sobre o trabalho entregue/portfólio, Blog, informações de contato e agendamento de consultas ou reuniões. 

Os preços para este tipo de site variam de R$ 25 até R$ 5.000 para construção e de R$ 25 até R$ 1.000 por mês para manutenção.

Sim, temos uma variação grande de preços, então vamos aos exemplos para ilustrar melhor:

Caso 1: 

  • Orçamento de R$ 300 para o site
  • Objetivo – Cartão de visita 
  • Manutenção R$ 25/mês

Neste 1° caso, temos um site que com o objetivo de ser apenas o cartão de visita do profissional, contendo suas informações de contato e portfólio. 

Caso 2: 

  • Orçamento de R$ 1.000 para o site
  • Objetivo – Atração de novos clientes
  • Manutenção R$ 400/mês

No 2º caso, temos um site que tem o objetivo de trazer novos clientes. Desta forma, é necessário que ele performe bem no Google, tenha integração com suas mídias sociais e sistemas de agendamento de consulta ou reunião para agilizar o contato.

Loja Virtual

A construção de uma loja virtual é algo mais complexo por diversos fatores, como: segurança, desempenho, integração com outros sistemas, logística e cadastro de produtos.

Os preços para construção de uma loja virtual giram entre R$ 800 e R$ 200.000, e sua manutenção entre R$ 100 e R$ 50.000.

Novamente, temos uma variação ainda maior, então vamos esclarecer com exemplos:

Caso 1:

  • Orçamento – R$ 800 para a loja Virtual
  • Objetivo – Catálogo de produtos de apoio a uma loja física  
  • Manutenção – R$ 100/mês

Neste 1º caso, temos uma loja com o objetivo de apoio para um comércio que já tem uma loja física e utiliza o site para ilustrar seus produtos, dando apoio ao setor comercial na hora da venda.

Caso 2:

  • Orçamento – R$ 4.000 para a loja Virtual
  • Objetivo – Loja básica  
  • Manutenção – R$ 400/mês

Esta é uma Loja Virtual básica, construída com apoio de temas e plugins, mas com integrações com outros sistemas, além de um bom desempenho. Indicado para quem está começando e quer crescer nas vendas on-line.

Caso 3:

  • Orçamento – R$ 30.000 para a loja Virtual
  • Objetivo – Loja 100% Personalizada de Alto desempenho
  • Manutenção – R$ 2.000/mês

O 3º caso é uma Loja 100% personalizada, única como a sua marca, o que gera um custo maior em seu desenvolvimento. Essa loja conta ainda com integrações com todos os sistemas e mídias sociais do seu negócio, automatizando suas operações e reduzindo custos. É indicada para quem já tem uma loja virtual ou quem busca um crescimento rápido.

Tabela com preço médio 2024

  • Pequeno – Feito sozinho – até 300 acessos mês
  • Médio – Feito com Temas prontos e Plugins – até 10.000 acessos mês
  • Grande – 100% Personalizado – sem limite de acessos
Serviços

Domínio do Site

Servidor

Certificado SSL

Tema do Site

Ecommerce

Conteúdo do Site 

Integrações

SEO e Marketing

Pequeno

Domínio do Site: R$ 40

Servidor: R$ 20/Mês 

Certificado SSL: R$ 0

Tema do Site: R$ 0

E-commerce: R$ 300

Conteúdo do Site: R$ 0

Integrações: R$ 0

SEO e Marketing: R$ 0

Medio

Domínio do Site: R$ 40

Servidor: R$ 100/Mês

Certificado SSL: R$ 0

Tema do Site: R$ 300

E-commerce: R$ 2.000

Conteúdo do Site: R$ 1.000

Integrações: R$ 500

SEO e Marketing: R$ 1.000

Grande

Domínio do Site: R$ 40

Servidor: R$ 800/Mês

Certificado SSL: R$ 100/Mês

Tema do Site: R$ 10.000

E-commerce: R$ 15.000

Conteúdo do Site: R$ 5.000

Integrações: R$ 2.000

SEO e Marketing: R$ 4.000

Conclusão

Como vimos ao longo deste artigo, precificar um site é algo com muitas variáveis que afetam o preço, mas tem duas coisas que são decisivas: o seu objetivo e o seu orçamento para o projeto. 

Construtores de sites e Lojas Virtuais como, Wix, Tray e Loja Integrada, têm um custo menor e são indicados para quem tem orçamento limitado e não precisa de grandes personalizações ou um alto desempenho.

WordPress, por ser uma plataforma de código aberto, é indicada para projetos médios e grandes, pois é possível construir sites 100% personalizados e também comprar temas que permitem diminuir o custo de construção.

Plataformas como Magento e Vtex são indicados somente para grandes projetos, pois têm um custo alto para criação e manutenção, mas são 100% personalizadas e de alto desempenho.

Quanto maior o desempenho, a segurança e a customização do site, maior será o seu custo.

Ficou alguma duvida, clique aqui e fale com nosso Consultor